A Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES realizou, com sucesso, a 2ª etapa dos Fóruns Nacionais dos Gestores de Clubes, na sede do Club Athletico Paulistano, na cidade de São Paulo/SP, em 10 de agosto.
A estruturação do evento sofreu algumas alterações por conta da pandemia de Covid-19 e, por isso, mudou seu foco para os gestores de Clubes, destacadamente aqueles formadores de atletas de São Paulo, que tiveram atletas participando dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A FENACLUBES cumpriu o objetivo determinado na Lei 13.756/2018 que, de acordo com o artigo 24, prevê a capacitação, formação e treinamento dos gestores dos Clubes sociais, com a realização do Fórum previsto no Plano de Aplicação de Recursos.
Estas metas serão alcançadas também por meio de seminários, oficinas, painéis de debates, cursos, palestras técnicas, palestras motivacionais, exposições, concursos e outras formas de difusão do conhecimento.
Todas estas atividades serão contempladas e avaliadas durante a 1ª Semana Nacional dos Clubes, a fim de buscar uma gestão de excelência no dia a dia dos Clubes e valorizar seus gestores profissionais e estatutários.
O Fórum
O presidente do Paulistano, Paulo Cesar Mario Movizzo, fez um discurso de abertura dando as boas-vindas aos presentes.
A palestra “A saga de um campeão”, do velejador multimedalhista olímpico Lars Grael, foi o ponto alto da programação. Além da consagrada carreira como atleta, na qual conquistou duas medalhas olímpicas de bronze, foi bicampeão mundial, tem 12 títulos continentais e 31 títulos nacionais, Grael também tem vasta experiência como gestor!
Ele fez questão de contar sua história de vida, focando na carreira de sucesso, ressaltando os momentos de força e superação que sucederam o acidente no qual perdeu uma das pernas e abordando conteúdos como planejamento, motivação, competitividade, liderança, trabalho em equipe, e superação, tudo isso alinhado ao desafio de construir de forma participativa as diretrizes da política de formação, capacitação e treinamento de gestores dos Clubes sociais.
Também destacou a vitoriosa campanha brasileira nas Olimpíadas recém-encerradas e destacou a importância da evolução dos gestores dos Clubes para que os resultados fossem obtidos!
Já a palestra técnica ministrada pelo Dr. Fernando Manuel de Matos Cruz, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, apresentou o Mapa Estratégico do CBC, mencionando a missão, visão, propósito e valores do Comitê, bem como, explanando sobre o Programa de Formação de Atletas, ressaltando que o Programa foi desenvolvido para promover condições fundamentais para a formação de atletas, baseadas em três eixos estruturantes: materiais e equipamentos esportivos, recursos humanos para o esporte e competições esportivas.
Cruz também ressaltou que das 7 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil, 6 são de atletas de Clubes. Além disso, 77% dos esportes com medalhas são de atletas de Clubes, 72% das 21 medalhas conquistadas são de atletas de Clubes formadores e 92% das instituições que enviaram atletas para os Jogos são Clubes formadores. Por fim, 88% de toda a delegação brasileira era composta por atletas formados em Clubes.
Cezar Roberto Leão Granieri, ex-presidente do Esporte Clube Pinheiros e do Sindi Clube SP, representou o presidente da FENACLUBES, Arialdo Boscolo, apresentando as ações que a entidade promove em prol dos Clubes e de seus gestores, dando foco principalmente à realização da 1ª Semana Nacional dos Clubes no final do mês de outubro.
Também discursou o Secretário de Estado de Esportes, Aildo Ferreira, que ressaltou a importância dos Clubes na formação de atletas em nosso país.
Vale ressaltar que as alterações realizadas na estrutura do evento foram necessárias para o atendimento de todas as restrições sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal.
Reforçamos que manteremos todos os protocolos necessários para a realização da Semana Nacional dos Clubes, no final de outubro, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas/SP. Portanto, em hipótese alguma este evento será adiado ou cancelado.
Para maior garantia, a FENACLUBES já negociou e bloqueou todos os apartamentos do hotel, bem como restaurantes e salões do Centro de Convenções, de forma a garantir que estaremos adaptados a qualquer eventual limitação de ocupação que venha a ser imposta.