Neste período de grandes desafios causados pelos temporais no Rio Grande do Sul, os Clubes locais se destacaram como pilares de apoio e solidariedade às comunidades atingidas. Alguns exemplos são:
Grêmio Náutico União/RS: Atuou de forma crucial no resgate de mais de 500 pessoas isoladas pelas inundações em Porto Alegre, utilizando suas embarcações. Além disso, está arrecadando doações e acolhendo desabrigados em suas instalações.
Sociedade de Ginástica Porto Alegre Sogipa/RS: Também abriu suas portas abrigando pessoas no Ginásio de Esportes, além de organizar campanhas de doações, fornecendo itens essenciais para os necessitados.
Recreio da Juventude/RS: Mobilizou-se para arrecadar e distribuir doações, amenizando o sofrimento das vítimas.
Veleiros do Sul/RS: Desde quinta-feira (02), já auxiliou no resgate de mais de 200 pessoas em Porto Alegre, utilizando botes do clube para auxiliar as equipes de salvamento.
Clube dos Jangadeiros/RS: Há quatro dias, atua em conjunto com as autoridades do estado, disponibilizando suas embarcações para o resgate de pessoas afetadas pelas chuvas.
De outro modo, o Fluminense Football Club/RJ, divulgou vídeo de seu vice-presidente Edmundo Coelho, manifestando solidariedade ao povo gaúcho e convocando os torcedores tricolores e cidadãos fluminenses a colaborarem com os necessitados por meio da Chave PIX 92.958.800/0001-38, a conta oficial do Governo do Rio Grande do Sul.
Essas são ações que exemplificam o espírito de comunidade e responsabilidade dos Clubes, as quais o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Federação Nacional de Clubes (Fenaclubes) apoiam e incentivam. Através desses esforços, os Clubes não apenas ajudam a aliviar o sofrimento imediato, mas também fortalecem os laços de solidariedade que unem a sociedade gaúcha e brasileira, reafirmando a importância do engajamento comunitário em tempos de crise.